Urbanização e crescimento populacional do Paraná

AUTORA
Professora Andréa A. Bueno, 5º ano A

Iniciamos a aula com algumas perguntas feitas pela professora sobre a nossa localização dentro do Brasil e do mundo. O que os alunos entendem por Estados e suas delimitações, quantos conhecem um pouco da história da formação do Paraná.

Feitos esses questionamentos, formou-se uma roda de conversa para que cada um pudesse falar um pouco do que sabe sobre o Paraná.

Encerrada a roda de conversa partimos para o concreto, leituras, e explicações e atividades de praxe, tais como complete as frases, responda as perguntas, porém para melhor fixação do conteúdo os alunos com auxílio da professora confeccionaram um tabuleiro para o jogo do Tropeiro.

O Tropeirismo é um fator histórico muito forte no desenvolvimento do Estado do Paraná, principalmente nos Campos Gerais, além de ser um conteúdo rico em cultura que oferece um leque de possibilidades a serem trabalhadas em sala de aula.

Obs: Neste tipo de jogo costumam ter dois, três ou até mais participantes compartilhando o mesmo tabuleiro, porém devido a pandemia seguimos o protocolo sanitário e cada participante jogou com tabuleiros, e seus componentes individuais, mantendo o distanciamento necessário.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes