Dia mundial da Síndrome de Down

AUTORA
Professora Geisy Souza, 4º ano C

Subtítulo: 21 de março é um dia especial, pois se comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down. É muito interessante pensarmos em maneiras de gerar mais conhecimento sobre as crianças portadoras da síndrome e sua inclusão nas escolas. Pensando nessas crianças os alunos do quarto ano desenvolveram atividades incluindo o aluno José Eduardo Pré II B, que é portador da síndrome de Down.

O tema foi trabalhado em sala de aula com os alunos do 4º ano C. Discutimos a questão do respeito e igualdade, deixando as crianças livres para expressarem suas opiniões. Após essa conversa, a professora explicou que a condição genética é causada pela presença de três cromossomos 21 nas células dos indivíduos, em vez de dois. O aluno Yuri questionou: “Criança com síndrome de Down pode vir para a escola igual nós?” Foi esclarecido ao aluno que “SIM”.É possível que elas aprendam e sejam produtivas na escola. Realizamos uma visita ao espaço da educação infantil da escola Marilda, fomos recebidos pelo colega José - portador da síndrome, juntamente com os demais alunos do professor Kennedy da turma pré II.

Os alunos ficaram encantados com o querido José e questionaram se ele era capaz de realizar atividades iguais as outras crianças. Resolvemos propor o desafio, onde os alunos do quarto ano fariam uma gincana de estações, com diferentes brincadeiras envolvendo as cores azul e amarelo (A cor azul e amarela representam a atenção da população frente às dificuldades enfrentadas por pessoas com essa síndrome). Todos os alunos do pré foram envolvidos nas brincadeira e principalmente o José.

No dia 21/03/2023 os alunos realizaram um desafio envolvendo todos da escola a aderirem à campanha “Lots Of Socks”, que significa “Muitas Meias”. Nessa data todas as pessoas que trabalham e estudam na escola deveriam estar com meias de pares desiguais para mostrar que as diferenças tornam os seres humanos únicos e que é possível abordar este importante tema de forma leve.

Os alunos pintaram as meias e confeccionaram um painel para apresentar nas salas explicando sobre o movimento e informando aos colegas o que haviam aprendido na sala de aula. Confeccionamos panfletos com mensagens para as pessoas que passam próximos a escola e com balões realizaram a entrega na saída. Recebemos a visita da SMED e pudemos divulgar o trabalho realizado na nossa escola.










































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes