18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

AUTORA
Professora Driele de Jesus Barbosa, 4º ano B

Subtítulo: Apitaço e atividades marca o dia na Escola Marilda.

Entre os dias quinze a dezoito de maio, foram realizadas atividades e rodas de conversas explorando o tema de combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes na Escola Marilda da Fonseca Fadel. As atividades foram finalizadas com um apitaço que aconteceu nas dependências da instituição.

 A data é de extrema importância, nossas crianças precisam saber identificar os sinais de abuso e também a importância de buscar ajuda se passarem por situações desse tipo ou conhecerem alguém que passa por isso. Durante as rodas de conversa com os alunos, foi ressaltado que devem impor limites com relação ao seu corpo e dizer NÃO quando sentirem-se desconfortáveis diante de situações que estão sendo cada dia mais recorrentes na nossa sociedade. Foi relatado também o motivo de ser a data 18 de maio e do símbolo ser a flor amarela, pois em 1.973 aconteceu o "caso Araceli" no Espírito Santo, por se tratar de uma menina de oito anos os alunos ficaram bastante abalados. Muitos alunos, relataram durante as conversas sobre casos que já ouviram falar ou já presenciaram e até mesmo de casos que são divulgados na mídia, dessa forma foi possível observar que muitas de nossas crianças já tem conhecimento sobre o tema e já sabem quais atitudes devem ser tomadas. A parte mais importante da conversa foi quando falamos que ao menor sinal que consigam perceber, eles devem buscar ajuda, procurar algum adulto em quem confiem para contar o que está acontecendo, foi possivel perceber que os alunos entenderam o que pode ou não acontecer e que eles devem procurar ajuda sempre. Também foram realizadas pequenas apresentações para expor o tema para as demais turmas da escola.

Para encerrar as atividades dessa semana, todos os alunos da escola, foram direcionados até o pátio externo, onde foi realizado um grande apitaço. Foram 3 minutos, que serviram de conscientização para os alunos e também seus familiares, contamos com a presença dos funcionários do posto de saúde e do Cras do bairro que participaram do momento e registraram a importância do tema ser abordado dentro das escolas.

Quando temas importantes como este, são abordados em sala de aula, sabemos que haverá uma grande extensão, pois os alunos levarão essas discussões iniciadas durante as aulas para suas residências e seus familiares, evidenciando assim, cada vez mais temas relevantes para a construção de uma sociedade melhor.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog