Revisões para a Prova Paraná 1ª edição

AUTORA
Professora Driele de Jesus Barbosa, 5º ano C

Subtítulo: Alunos do 5° ano fazem uso de tecnologia para revisar conteúdos dos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática.

Com as datas da Prova Paraná que estavam se aproximando (26 e 27 de abril), nas últimas semanas que antecederam foi pensado em maneiras diferenciadas de retomar os conteúdos dos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática, aprendidos durante esse primeiro trimestre com os alunos do 5º ano C. Essas revisões e retomas foram ainda mais interessantes quando aliamos com a tecnologia, sabendo que hoje os alunos estão inseridos cada vez mais nesse contexto informatizado é necessário aliar os conteúdos e aprendizagens de forma que se torne interessante aos estudantes. Ao levá-los para a sala de informática, já demonstraram grande interesse pela atividade. Cada aluno escolheu um computador e foi orientado a pesquisar um site com questões elaboradas em forma de quiz, apresentando os acertos, erros e a explicação das atividades apresentadas. Ver o desenvolvimento e interesse dos alunos foi muito bom, pois como ao final de cada quiz aparecia uma porcentagem de acerto, a competitividade entre os estudantes foi aumentando. Dessa forma, eles tentavam melhorar a porcentagem a cada rodada e disputavam entre colegas quem estava com melhor desenvolvimento.

Foi interessante observar que a cada rodada terminada, os alunos demonstravam mais interesse e liam com mais atenção as questões apresentadas, pois tinham o objetivo de melhorar a sua porcentagem final. Aliar os conteúdos com jogos tecnológicos vem se tornando uma prática cada dia mais presente dentro das escolas, pois dessa forma é possível que os alunos aprendam e ainda sintam prazer durante o período que estão na escola e realizando as atividades solicitadas. Consequentemente o aprendizado melhora muito.















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